Perto de completar um mês do conflito na Ucrânia, o Brasil já recebeu 894 refugiados desde o início da guerra. A Polícia Federal publicou informações nesta sexta, 18, que indicam que há 21 pedidos para visto temporário, cinco solicitações para residente e dois pedidos para visto provisório. Os dados se baseiam nas entradas de ucranianos entre os dias 24 de fevereiro e 17 de março.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o país liberará uma portaria para assegurar o acesso de ucranianos ao passaporte humanitário brasileiro.
Refugiados
De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) 3,1 milhões de ucranianos conseguiram escapar da sua terra natal. Ao todo, 13 milhões de pessoas que estão naquele país têm sido afetadas nas áreas mais atingidas pela guerra.
O Acnur tem prestado suporte a centros de recepção para deslocados e entregando itens essenciais na Ucrânia e nas fronteiras, como alimentos, materiais de higiene e assistência em dinheiro. Além disso, a agência também mandou especialistas em proteção de abuso e exploração sexual para Polônia, Moldávia, Hungria e Romênia, países que também são destinos dos refugiados.
Seja o primeiro a comentar