Em duas semanas, os casos de coronavírus na Europa voltaram a subir, após vários dias em queda sustentada, divulgou nesta sexta, 18, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).
O ECDC aponta que o crescimento foi de 4,6% e a incidência atingiu 1,56 mil casos por 100 mil habitantes (dados até 13 de março), valor que sobe para 9,1% nos maiores de 65 anos. Há 14 países que registraram situação ascendente, em contexto em que vários diminuíram a quantidade de testes.
A rápida disseminação do vírus, principalmente entre idosos, intensifica a gravidade nos indicadores: seis países confirmaram crescimento de internações hospitalares e cinco no índice de mortes.
Porém, o relatório semanal do órgão de referência para epidemias da União Europeia (UE), com sede em Estocolmo, ressalta que nove dos 28 países apontaram tendência de aumento de unidades de cuidados intensivos em comparativo com a semana anterior.
Segundo a entidade, a situação é alarmante, principalmente, em três países (Islândia, Irlanda e Holanda) e em mais 18, incluindo Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Noruega e Portugal.
As estimativas para as duas próximas semanas na UE e no Espaço Econômico Europeu (EEE) mostram quadro crescente na incidência e estabilidade nas internações e óbitos.
Segundo os dados disponíveis, 83,1% da população com mais de 18 anos na UE/EEE receberam o ciclo completo da vacina contra a Covid-19 e 62,9% já têm a dose de reforço.
Seja o primeiro a comentar