Índice Econômico nacional diminui quase 1% no início de 2022

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) recuo quase 1% em janeiro, em relação a dezembro de 2021. Os resultados do índice publicados nesta quinta, 17, pelo Banco Central (BC), apontam uma queda de 0,99%, considerando o percentual já dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, comoa maior quantidade de feriados ou fins de semana. Diante da oscilação, o indicador encerrou o mês em 138,48 pontos.

O IBC-Br reúne dados acerca do nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

O BC informa que em comparativo com janeiro do ano passado, o apresentou variação positiva de 0,01%. Em relação aos três meses anteriores, o índice ficou em 0,19% e no acumulado anual progrediu 4,73%.

O IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é uma maneira de analisar o avanço da economia nacional e auxilia o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic), ajustada nesta quarta, 16, pelo banco em 11,75% ao ano.

Previsão do PIB é revista
A estimativa de crescimento do PIB brasileiro para este ano diminuiu nesta quinta, pelo Ministério da Economia. Com a baixa, a previsão passou de 2,1% para 1,5%. Para 2022, a projeção se manteve com crescimento de 2,5%.

O governo também aumentou a previsão da inflação para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 4,7% para 6,55%.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*