Dormir com fios molhados intensifica surgimento de dermatites no couro cabeludo

Mesmo em dias quentes ou quando a rotina está corriqueira, secar os cabelos antes de dormir é primordial para nosso bem-estar. Apesar de parecer um hábito indefeso, deitar com as madeixas molhadas ou úmidas afeta significativamente a estrutura capilar, danificando os fios e prejudicando a aparência do cabelo.

Além disso, dormir com o cabelo molhado pode gerar impactos negativos ao couro cabeludo e até mesmo a outros aspectos da saúde.

1. Aumenta as pontas duplas
A dermatologista e tricologista Joana D’Arc Diniz explica que dormir com o cabelo molhado é capaz de aumentar a quantidade de pontas duplas. A especialista fala que o atrito dos fios úmidos com o travesseiro intensifica e contribui para o rompimento da haste capilar.

“Cabelos finos ou crespos são mais propensos a danos por atrito devido à estrutura dos fios.”

2. Piora quadros de doenças respiratórias
Quem sofre de rinite ou sinusite alérgica fica mais sensível a variações de temperatura. Desta forma, permanecer de cabelo úmido por um longo período pode instigar o surgimento dos sintomas dessas doenças.

3. Estimula a proliferação de fungos e bactérias
“Dormir com o cabelo molhado faz com que os fungos e bactérias, que protegem o couro cabeludo em quantidades normais, se proliferem para quantidades anormais, sobretudo em um ambiente úmido e quente”, afirma a especialista em saúde capilar Joana D’Arc Diniz.

Com essa proliferação, é possível desenvolver, por exemplo, um quadro de micose no couro cabeludo, também conhecida como tinea capilar, que pode provocar coceira intensa, caspa e até queda capilar.

4. Torna os fios mais frágeis
Outro problema é que os fios podem ficar mais fragilizados e quebradiços.

Quem sofre de dermatite não pode de forma alguma dormir com os fios molhados. “Pessoas que apresentam doenças capilares, como a dermatite seborreica, costumam ter o problema intensificado ao adotar esse hábito, pois ele acelera a produção de sebo por causa da descamação no couro cabeludo”, pontua a especialista.

5. Mais caspa
A caspa é uma alteração no couro cabeludo, gerada por um desequilíbrio bacteriano que otimiza a renovação celular, provocando a descamação. Por isso, dormir com os fios molhados pode acelerar o processo de descamação e, consequentemente, aumentar a presença de caspa na cabeça.

6. Demora mais para secar
O couro cabeludo leva, aproximadamente, 12 horas para secar completamente. Durante o sono, o metabolismo desacelera, fazendo com que os fios demorem ainda mais para ficar secos.

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*