Apesar das chuvas intensas, no fim de semana, Taguatinga tem “mutirão tapa buracos”

Uma operação reforçada foi montada neste fim de semana para recuperar vias de Taguatinga Sul e Norte. O início foi às 8h deste sábado, 12, com três equipes do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER) e cinco da Novacap, num total de 85 pessoas trabalhando para tapar buracos em vias da QND, Pistão Norte, Samdu, QNE, QNL, QSG, QSB, Avenida Central da Estrada Parque Taguatinga-Guará até a Samdu e Avenida das Palmeiras, entre outros endereços. O dia terminou com 64,36 toneladas de massa asfáltica aplicadas.

Neste domingo, 13, quatro equipes da Novacap deram continuidade à operação nas quadras CSG 1, CSG 3, CSG 5, CSB 6/7 e 7/8, C 7, Avenida das Palmeiras e Praça da Vila Dimas. Nestes locais foram aplicadas mais 27,74 toneladas de massa – somando os dois dias, o total foi de 92,10 toneladas de material usado.

A operação tapa-buraco foi um pedido feito pelo administrador da cidade, Renato Andrade, ao governador Ibaneis Rocha, que determinou à Secretaria de Governo (Segov) a coordenação da força-tarefa. Trata-se de uma ação executada com frequência em Taguatinga – segundo o administrador, mensalmente são gastas 400 toneladas de massa asfáltica na região.

Trabalho intenso
“Com as chuvas torrenciais de janeiro e fevereiro, a situação se agravou, apesar de nosso trabalho diário”, disse o gestor. “Por isso, agradeço ao governador Ibaneis Rocha por essa operação de emergência. Acreditamos que conseguiremos melhorar o trânsito na cidade.”

A equipe do GDF Presente acompanhou de perto os trabalhos feitos nos diversos locais. De acordo com o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer, mesmo com a forte chuva de sábado, o mutirão do fim de semana correspondeu a dez dias de trabalho. “Pena que houve um temporal no início da tarde, impactando a operação das equipes – e a chuva estava prevista pelo Climatempo para a noite”, ponderou.

Em alguns pontos, as equipes usaram um soprador para retirar água acumulada da chuva e, em seguida, o material era despejado para nivelamento do asfalto. “Os buracos realmente abriram numa quantidade muito grande em função das chuvas”, observa o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “As cidades que têm uma malha viária mais antiga sofrem um pouco mais, e nós vamos repetir o mutirão nos próximos fins de semana, de acordo com levantamento que já solicitamos. A princípio, com esse reforço, Taguatinga melhora bastante, e o trabalho do dia a dia das equipes que atendem à cidade continuará durante todo o tempo”.

A partir de dados registrados em um balanço, o secretário de Governo avalia como positivo o resultado da operação. “Vamos continuar nessa luta para normalizar as vias do DF o mais rápido possível”, afirma. “As que forem passíveis de recapeamento serão feitas; e, nas que necessitam de tapa-buraco, nós continuaremos fazendo até atingir nossa meta, que é o buraco zero na cidade”.

Os locais contemplados com a ação deste fim de semana foram as quadras QND 43/60 até a QNE 32 – ligação do Pistão Norte à Avenida Samdu; as quadras QND 32/33 até a QND 28/29 – ligação da Samdu à Avenida Comercial Norte. A Via do Estádio, sentido centro de Taguatinga até a C 6; as quadras QNE 18/19, QNL 2 – conjunto A até os blocos A, G e J e conjuntos B e E; o Setor QSG; as quadras CSG 1, CSG 3 e CSG 5, CSB 6/7 e 7/8, QSB 1, QSB 2 e QSB 3, as C6, C7 e C8, a Avenida Central da EPTG até a Samdu, o trecho da Boca da Mata, a Avenida das Palmeiras, a Praça da Vila Dimas.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*