Excesso de protetor solar impede absorção ideal de vitamina D pelo corpo

A vitamina D é um dos elementos mais fundamentais para manutenção da saúde do corpo e da mente. Com benefícios que vão desde o fortalecimento do sistema imunológico até a melhora do humor, o componente desempenha funções essenciais no organismo.

Entre elas, estão o crescimento saudável dos ossos e dentes, auxílio na absorção de cálcio e fósforo, desenvolvimento e formação das fibras musculares.

Mas, nem todos conseguem manter o nível indicado dessa vitamina. Apesar de poder ser encontrada em alimentos como peixes e gema de ovo, o apelido de “vitamina do sol” não existe à toa: os raios solares são realmente a maior fonte de absorção do componente.

Porém, a exposição ao sol para garantir que a vitamina D seja captada pelo organismo não é o suficiente. A absorção é mais eficiente em determinados períodos do dia e para que ela seja sintetizada na circulação é preciso que a pele esteja em contato direto com a luz solar.

1 – Protetor solar
Embora seja um item importante para a proteção contra danos causados pelo sol que podem causar câncer de pele, por exemplo, o protetor solar forma uma camada sob a pele que inibe a penetração dos raios solares, o que, consequentemente, impede que haja a absorção adequada de vitamina D. Por isso, o ideal é que se tome um período de sol todos os dias em uma parte do corpo sem a aplicação do protetor. O horário mais indicado é entre as 10h e 15h, considerado um período de sol forte.

2 – Tempo inadequado
É extremamente importante entender as necessidades e características singulares de cada pessoa para garantir bons níveis de vitamina D no organismo. Fatores como a cor da pele, por exemplo, podem diferenciar os hábitos recomendados para a absorção do componente.

Quanto mais escuro for o tom da pele, maior é a quantidade de melanina presente na superfície dela. E esse elemento, responsável pela pigmentação, tem capacidade de dissipar a radiação UV em até 99,9%.

Assim, pessoas de pele clara podem se expor ao sol por 15 minutos, enquanto quem tem um tom mais escuro precisa de mais tempo para absorver os níveis de vitamina D adequados.

3 – Roupas
Assim como o protetor solar, as camadas de roupa evitam que o contato direto entre a pele e os raios solares ocorra. Portanto, é primordial que a parte do corpo esteja exposta durante o banho de sol.

4 – Barreira de vidro
É comum que muitas pessoas, principalmente durante o home office, encontrem um lugarzinho próximo à janela como alternativa para tomar sol enquanto trabalha. Entretanto, as barreiras de vidro fazem com que os raios responsáveis por ativar a síntese da vitamina D não sejam capazes de atravessar a superfície, impedindo a absorção do componente.

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*