Sabonete é um produto de higiene e beleza que usamos diariamente e que exige cuidado na escolha. Seja para as mãos, rosto ou corpo, o sabonete líquido pode ser uma ótima opção se você não quer terminar a limpeza com a sensação de que a pele está repuxada ou irritada. “A versão líquida tem produtos de baixa irritabilidade e a maioria tem pH neutro.”, explica a dermatologista Gabriela Penha.
Mais higiênico
Tudo o que precisa ser manipulado diretamente com as mãos é menos higiênico, o que caracteriza o sabonete em barra. Quando é utilizado por mais de uma pessoa, então, torna-se ainda mais anti-higiênico. “O sabonete líquido é mais apropriado, pois somente a quantidade do produto que você vai usar entra em contato com o seu corpo e o ambiente.”, explica a dermatologista Daniele Murga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Aliado da pele seca
A pele seca exige sabonetes mais hidratantes, formulados com óleos vegetais e emolientes, sem álcool. “Diante disso, o mais indicado são os sabonetes líquidos, que juntam uma limpeza suave da pele com propriedades hidratantes e emolientes.”, ressalta Daniele Murga.
Trata a pele
O sabonete líquido não é feito com pH alcalino, como a versão em barra, por isso é possível acrescentar mais princípios ativos. “Extratos vegetais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e outras matérias-primas são alguns exemplos.”, conta a dermatologista Gabriela Penha, da Clínica Bersou, em São Paulo. O resultado é uma pele mais tonificada, viçosa e saudável.
Ótimo para pele sensível
“A versão em barra pode conter mais partículas abrasivas que não são indicadas ao uso para quem tem pele sensível.”, esclarece a dermatologista Daniele. No entanto, é preciso escolher uma formulação do sabonete líquido que seja compatível com a sua pele. ”
Pode ser usado no rosto e no corpo
Os sabonetes líquidos mais neutros são ótimos para serem usados tanto no corpo quanto no rosto, pois não ressecam demais uma parte ou deixam a outra oleosa demais. “Já os sabonetes em barra precisam ser específicos para o rosto ou o corpo e, de preferência, indicados por um dermatologista”, afirma a dermatologista Gabriela.
Seja o primeiro a comentar