Fiocruz começou a distribuir novo antirretroviral para tratar HIV

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou a distribuir o remédio Dolutegravir 50 mg. O antirretroviral para tratamento de pessoas que vivem com HIV é reflexo da criação de uma aliança estratégica com a farmacêutica GSK e ViiV Healthcare, firmada em julho de 2020.

A primeira entrega da remessa à instituição ocorreu no mês passado com 16,5 milhões de comprimidos. No decorrer de 2022, serão enviadas mais de 64,5 milhões de unidades farmacêuticas do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fiocruz afirma que a internalização da tecnologia do Dolutegravir acontecerá por meio da transferência reversa, começando pela etapa final (análise de controle de qualidade e embalagem) e, aos poucos, a Farmanguinhos/Fiocruz vai absorvendo as demais etapas do processo.

O plano também estima a colaboração para produção local de uma combinação deste antirretroviral com a Lamivudina 300 mg em dose única diária. A tecnologia será transferida para Farmanguinhos em fases.

“O trabalho conjunto vai diminuir os gastos dos cofres públicos, diminuindo a dependência do Programa de HIV/Aids por insumos importados, em médio e longo prazos.”, informou a Fiocruz.

O diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, alega que outro foco da instituição é trazer para o Brasil mais conhecimento na fabricação desses produtos estratégicos para o SUS.

Medicamento
O Dolutegravir 50mg é considerado um dos mais modernos antirretrovirais usados mundialmente no tratamento de HIV. O medicamento chegou ao SUS em 2016, e foi distribuído a mais de 300 mil pacientes, contemplando quem ainda não iniciou o tratamento com outros antirretrovirais ou apresentou resistência às fórmulas antigas.

O Brasil é uma referência e destaque mundial em sua política de acesso universal a antirretrovirais. Farmanguinhos é o principal fabricante público desta classe de medicamentos, atuando na disseminação da disponibilização do tratamento a esse público.

Atualmente, o portfólio do instituto tem nove produtos: Dolutegravir, Atazanavir, Efavirenz, Lamivudina, Nevirapina, Zidovudina, Lamivudina+Zidovudina e Tenofovir+Lamivudina, e o Entricitabina+Tenofovir, usado na Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP).

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*