O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu dez pedidos para realizar a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei.
Depois do recebimento de todas as representações, os nove deputados que integram o plenário serão comunicados, e Arthur do Val será advertido. A postura do deputado poderá ser investigada pelas suas declarações definidas como sexistas em um áudio enviado a amigos após deixar a Ucrânia. O áudio viralizou nas redes sociais.
As alegações contra o deputado devem tramitar no Conselho de Ética por um período entre 30 e 40 dias. Arthur do Val poderá ser absolvido, advertido ou até mesmo perder o mandato de forma temporária ou definitiva. Vale ressaltar que a suspensão de mandato, seja temporária ou permanente, deve passar por votação do conselho primeiramente.
O Podemos é o partido dele e já abriu procedimento disciplinar interno contra ele.
Arthur do Val viajou à Ucrânia em meio à guerra incitada pela Rússia. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Além disso, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e chamou as mulheres de “fáceis” por serem pobres.
“Não fiquei com ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade.”, disse ele no áudio.
Quando desembarcou no Brasil e notou a repercussão negativa da sua atitude, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor do áudio e retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Ele disse ter sido precipitado e que errou em um momento de empolgação.
Seja o primeiro a comentar