Fazer uma tatuagem é um hábito comum há muitos anos e em diferentes partes do mundo. Porém, assim como qualquer outra interferência na pele, a técnica também pode trazer riscos à saúde.
Uma análise feita pela European Chemicals Agency (ECHA), órgão regulador da União Europeia, confirmou que as tintas coloridas usadas para tatuagens contêm substâncias tóxicas para o corpo humano. Assim, o uso de corantes foi suspenso nos países-membros da organização.
A pesquisa indicou que a tintura tem aproximadamente 4 mil substâncias proibidas pelas autoridades europeias. Entre elas, componentes considerados cancerígenos, alérgicos e causadores de mutações genéticas, segundo o órgão de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH) da região.
Nova composição de corantes
A análise mostrou a presença de álcool isopropanol nos corantes utilizados para tatuagens coloridas. A substância já é proibida na fabricação de diferentes produtos e cosméticos para a pele por causo do seu nível expressivo de toxicidade.
O conselho regulador afirmou que o intuito da nova regra não é banir as tatuagens, mas deixar o procedimento mais seguro. O REACH determinou aos fornecedores de tintas o prazo de um ano para que novas substâncias sejam aprovadas pelo órgão para a fabricação de tinturas coloridas populares, como o azul e o verde.
Seja o primeiro a comentar