O programa DF Mais Seguro, principal política de segurança pública do DF, tem conseguido atingir o seu objetivo de diminuir a taxa de crimes violentos na capital federal. Nos dois primeiros meses deste ano, os casos de crimes violentos letais intencionais (CVLIS), que reúne o homicídio (feminicídio), o latrocínio e a lesão corporal seguida de morte, tiveram diminuição de 36% (de 75 para 48) no número de vítimas. Esse total reperesenta 27 vidas preservadas no período.
“Finalizamos o ano passado com a menor taxa de homicídios dos últimos 45 anos, mesmo vindo de dois anos de reduções históricas. Tínhamos noção de que este ano seria difícil manter a queda dos crimes violentos contra os cidadãos. O governador Ibaneis Rocha tem nos apoiado bastante e com o trabalho integrado das forças de segurança e com a intensificação das ações regionalizadas, a tendência de redução se manteve.” destacou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.
Nos homicídios, também houve queda no bimestre e no mês de fevereiro, em comparativo com o mesmo período de 2021. No acumulado dos primeiros dois meses, a redução foi de 33,3% (de 69 para 46), com 23 vítimas a menos do que no ano passado. Além disso, também teve recuo nas tentativas de homicídio (-31,7%), de feminicídio (de 11 para 10) e de latrocínio (-45%) no bimestre. O DF não registrou casos de lesão corporal seguida de morte em 2022.
Seja o primeiro a comentar