Consumo diário de chia pode evitar problemas cardiovasculares e osteoporose

Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um arsenal de benefícios para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.

A chia pode ser encontrada como óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

“Indicamos o consumo diário de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa.”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Efeito tira-fome
A semente de chia é rica em fibras que auxiliam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. “Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento”, explica a profissional.

Ômega-3, o amigo do coração
A porção de semente de chia possui 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que, quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

Roseli Rossi afirma que esta gordura do bem é responsável por evitar o surgimento de doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina.

Além disso, o ômega-3 é crucial para fortalecer o sistema neurológico, evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

Mais cálcio que o leite
De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) têm seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral. “O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose.”, explica a nutricionista Roseli Rossi.

Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva – necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. A nutricionista Vivian Goldberger afirma que 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo

Proteínas para os músculos
A semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas.

Vitamina A para os olhos
A porção diária da semente de chia possui aproximadamente 20% das nossas necessidades dessa vitamina. “Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento”, conta a nutricionista Roseli Rossi.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*