Atletas ucranianos são aplaudidos durante desfile da abertura dos Jogos de Inverno

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim (China) foram iniciados nesta sexta, 4, com uma emocionante cerimônia de abertura no estádio Ninho do Pássaro pela manhã. A solenidade contou com uma recepção calorosa aos atletas ucranianos e um marcante apelo à paz feito pelo brasileiro Andrew Parson, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), em referência à guerra na Ucrânia.

“O século XXI é um momento de diálogo e diplomacia. Não é momento para guerra e ódio. A Trégua Olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma resolução da Organização das Nações Unidas. E precisa ser observada e respeitada.”, disse o dirigente brasileiro.

A entrada dos atletas ucranianos teve uma chuva de aplausos, já que encontraram empecilhos para embarcar, diante das tensões entre seu país e a Rússia.

Já no desfile do Brasil, os esquiadores Aline Rocha e Cristian Ribera foram os porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura.

No encerramento da festividade, a pira foi acesa pelo ex-atleta chinês Li Duan, multimedalhista no atletismo paralímpico, além disso, também teve uma exuberante queima de fogos de artifício.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno têm a presença de 564 atletas de 46 países até 13 de março, último dia de competição. Atletas da Rússia e Bielorrúsia foram excluídos da competição, por decisão do IPC, em decorrência dos ataques à Ucrânia.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*