Um levantamento promovido pelo programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apontou que os resíduos plásticos equivalem a 48,5% dos materiais que poluem o mar. O balançou mostrou que os 15 itens mais encontrados nas análises são 80,3% dos resíduos que vão parar na costa brasileira.
Depois do plástico, a guimba (ou bituca) de cigarro e o isopor estão em segundo e terceiro lugares entre os itens mais achados. Os outros 19,7% correspondem a artigos como roupas e apetrechos de pesca, entre outros. Esses itens compõem uma amostra que junta 16.733 itens retirados da areia, da praia e de manguezais.
A pesquisa integra um trabalho feito pela Abrelpe desde 2018 em 11 cidades da costa onde há 14 milhões de moradores. O programa começou a supervisonar, prevenir e combater ao lixo no mar e nos demais corpos hídricos na cidade de Santos (SP) e atualmente abrange os municípios de Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Manaus (AM), Serra (ES) e municípios da Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Seja o primeiro a comentar