O abacate contém diversas propriedades benéficas à saúde, como auxiliar na manutenção da flora intestinal. Uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition, quem consome abacate todos os dias possui maior concentração de bactérias intestinais que quebram as fibras, produzem metabólitos e ajudam na manutenção da saúde intestinal.
Foram selecionados 163 adultos entre 25 e 45 anos com sobrepeso ou obesidade, mas que não tinham problemas de saúde. A partir do consumo diário de abacate, foram avaliadas oscilações da microbiota gastrointestinal, microbiota fecal, metabólitos e marcadores de saúde.
Para isso, os participantes foram divididos em dois grupos: o “grupo abacate” e o grupo de controle. Ambos receberam uma refeição por dia em substituição ao café da manhã, almoço ou jantar. Porém, um grupo consumiu um abacate nessa refeição, e o outro grupo consumiu um prato semelhante, mas sem a fruta.
Resultados do estudo
Durante as 12 semanas de estudo, os participantes realizaram exames de sangue, urina e amostras fecais. Os pesquisadores perceberam que o “grupo abacate” consumiu mais calorias do que o grupo de controle. Porém, as pessoas do grupo também tiveram mais gordura liberada nas fezes.
Além disso, o “grupo abacate” teve 18% mais acetato fecal, 70% mais ácido esteárico e 98% mais quantidade de ácido palmítico do que o grupo controle. Enquanto as concentrações dos ácidos biliares cólico e quenodesoxicólico, auxiliares na digestão das gorduras alimentares, foram também mais elevadas entre os que consumiam abacate.
Com base nesses dados, o estudo concluiu que consumir um abacate por dia ajuda na manutenção da saúde intestinal.
Benefícios do abacate
Além de auxiliar a saúde intestinal, o abacate age como anti-inflamatório natural e antienvelhecimento, e é rico em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados. Esse alimentatambém diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, sendo um grande aliado na prevenção de doenças cardíacas e até o câncer.
Seja o primeiro a comentar