O Ministério das Relações Exteriores divulgou no último sábado, 19, uma nota para rebater uma fala da porta-voz do governo dos Estados Unidos (EUA), Jen Psaki, que fez críticas à viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia, para encontrar Vladimir Putin.
“O Ministério das Relações Exteriores lamenta o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca. As posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões às autoridades dos países amigos e manifestadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)”, diz a nota pública emitida pelo Palácio do Itamaraty.
Na última sexta, 18, em Washington, capital dos EUA, um jornalista perguntou à Jen Psaki se o governo estadunidense se sentiu traído diante da manifestação solidária de Bolsonaro à Rússia. O repórter também questionou se a visita poderia interferir na relação do Brasil com os EUA.
Em resposta, a porta-voz alegou não ter discutido com o presidente norte-americano, Joe Biden, a respeito das declarações, mas afirmou que a posição brasileira é contrária em relação a maioria dos países.
Durante seu encontro com Putin, o presidente Bolsonaro falou sobre colaboração em diferentes áreas e manifestou solidariedade com a Rússia, sem deixar claro sobre o que se referia.
Seja o primeiro a comentar