Commodities lideram valor das exportações brasileiras que cresceram 31,4%

O valor das exportações nacionais cresceu 31,4% no mês passado e foi liderado pelas commodities, que teve volume elevado em 17,4%, contra 6,8% das não commodities. A informação do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) foi divulgada nesta sexta, 18, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

As commodities representaram um total de 63% no valor total das exportações, enquanto as não commodities participaram com 90% das importações. No caso dos preços, as commodities exportadas tiveram aumento de 13,6%, abaixo dos 18% registrados pelas não commodities.

Foi registrado um aumento na quantidade exportada no setor da agropecuária (91,3%), seguido da indústria de transformação (16,3%), enquanto a indústria extrativa mostrou queda de 13,4%. Os valores das exportações aumentaram em 30,1% na agropecuária e 20,1% na indústria de transformação, com recuo de 2% na indústria extrativa.

Já a balança comercial de janeiro foi encerrada apresentando um déficit de US$ 214,4 milhões, de acordo com o Ministério da Economia. Desde 2009, quando as commodities passaram a ser mais de 50% das exportações nacionais e a China se tornou o principal país importador, o saldo apenas teve superávit quatro vezes em janeiro. No ano passado, o saldo mostrou déficit de US$ 219,8 milhões. No mês passado, a China perdeu pontos para os Estados Unidos.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*