A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta, 17, a Operação Quadro Negro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, reflexo de uma apuração sobre desvio de fundos na Universidade Federal Fluminense (UFF). São cumpridos 4 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói. Aproximadamente 20 policiais federais prosseguem com duas buscas em Niterói e duas na cidade do Rio de Janeiro.
O início da investigação ocorreu em 2015 e identificou o desvio de R$ 3,7 milhões, feitas em contratos emergenciais e ordinários entre a universidade e uma empresa de terceirizada de mão de obra. Os desvios foram confirmados entre os anos de 2011 e 2015. A Operação Quadro Negro visa descobrir se os desvios continuaram após esse período.
A Polícia Federal alega que a cada pagamento pela assinatura do contrato, uma empresa de consultoria de propriedade de um professor da faculdade recebia um pagamento extra, mediante a um contrato de prestação de serviço falso para justificar os recebimentos.
Além disso, as investigações apontam a participação de outro servidor da UFF, que seria o beneficiário final do desvio.
Os criminosos podem ser indiciados por licitação fraudulenta, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A Universidade Federal Fluminense alega desconhecer a situação.
Seja o primeiro a comentar