Caricaturas gigantes de artistas ligados à Semana de Arte Moderna estão sendo expostas nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo. A mostra homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna, evento que ocorreu em fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, e é considerado o marco simbólico do movimento modernista no Brasil.
A mostra Pilares de 22, com caricaturas feitas pelo artista Luiz Carlos Fernandes, foi inaugurada neste domingo, 13, e ficará disponível para visitação durante o ano todo.
As caricaturas representam o escultor Victor Brecheret; os pintores Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Antonieta Santos Feio; os escritores Graça Aranha, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Pagu, Plínio Salgado e Manuel Bandeira, o compositor Villa-Lobos e a pianista Guiomar Novaes; e Pagu.
Somente alguns dos retratados estiveram presentes na Semana, porém todos contribuíram para o modernismo na América Latina.
Seja o primeiro a comentar