Banco Central afirma que a atividade econômica nacional teve alta de 4,5% em 2021

Informações publicadas pelo Banco Central (BC) nesta sexta, 11, mostram que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) apresentou alta de 0,33% em dezembro de 2021. Em comparativo com dezembro do ano anterior, o índice apresentou alta de 1,30%, considerando os dados dessazonalizados. A taxa atingiu a marca de 139,73 pontos. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 4,5%.

O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), analisa o progresso da atividade econômica no país e auxilia o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 10,75% ao ano.

O Banco Central afirma que o IBC-Br finalizou o quarto trimestre de 2021 apresentando oscilação positiva de 0,01% na comparação com o período compreendido entre julho e setembro, também considerando os dados dessazonalizados.

O resultado de 4,5% para o ano não supre a expectativa do governo, que projetou um crescimento do PIB de 5,1% em 2021. Mas, o resultado condiz com a revisão dos dados do PIB feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*