PF inicia a Operação Falsas Promessas para enfrentar o tráfico de pessoas nos estados

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta, 9, a Operação Falsas Promessas, que combaterá o tráfico de pessoas, no Maranhão e no Rio Grande do Sul.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um no município de São Luís (MA) e outro em Sapucaia do Sul (RS), além de outro mandado de busca pessoal. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal.

A Polícia Federal descobriu que 21 trabalhadores vindos do Maranhão foram aliciados, mediante fraude, com a falsa promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pela empresa contratante do estado do Rio Grande do Sul. Enganando as vítimas, os criminosos simulavam a assinatura de contrato ainda em solo maranhense.

Quando chegaram ao seu destino, as vítimas descobriram que foram enganadas, pois o contrato assinado não possuía valor perante a construtora. Além disso, acreditavam terem sido contratadas como carpinteiros, mas eram designadas para trabalharem como montadores, carregando formas metálicas, que pesavam cerca de 65 quilos.

Assim que perceberam o esquema fraudulento, os trabalhadores enganados pediam demissão, implorando por ao menos a passagem de volta para o Maranhão. Entretanto, os investigados alegavam que caso quisessem sair, deveriam pedir demissão e não teriam direito a nada.

Os criminosos poderão ser indiciados por crimes de condicionar alguém à situação análoga à escravidão e de tráfico de pessoas, dentre outros, podendo serem presos por mais de 16 anos.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*