O Ministério do Minas e Energia (MME) firmou nesta terça, 8, um acordo de cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida aguarda a apresentação de propostas para o desenvolvimento sustentável do setor energético do país.
A iniciativa faz parte da Semana da Mineração, que deseja discutir os desafios do setor mineral no Brasil.
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou que, até fim de junho, o banco deve publicar um relatório que traga sugestões para as áreas de financiamento, inovação e sustentabilidade na mineração. Montezano alega que a ação tem como objetivo aumentar os investimentos e o desenvolvimento desses mercados.
De acordo com ele, o setor é visto com preconceito e é importante atrair investimentos e desenvolver iniciativas que causem impacto ambiental positivo.
Crescimento
A produção total do setor mineral brasileiro atingiu em 2021, 1,150 bilhão de toneladas, representando um aumento de 7% sobre o total de 1,073 bilhão de toneladas de 2020, de acordo com informações publicadas recentemente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O faturamento global do setor atingiu R$ 339 bilhões, mais 62% em comparação aos R$ 209 bilhões registrados no ano anterior.
Atualmente, o setor responde por cerca de 4% do PIB do país.
Seja o primeiro a comentar