Uma pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou novos benefícios da atividade física para a saúde do corpo. A análise, publicada pela revista científica eLife, demonstrou a relação entre a corrida e a prevenção do câncer.
Para o desenvolvimento do estudo, foram injetadas células cancerígenas em ratos. Os cientistas observaram que, nos roedores que foram postos para correr, os tumores não se desenvolveram, já os animais que se mantiveram sedentários apresentaram resultados contrários.
A explicação está no funcionamento dos glóbulos brancos que se mudam com a prática esportiva, fortalecendo as células do sistema imunológico, chamadas de T CD8 +, que são aptas para enfrentar alguns dos tipos mais recorrentes de tumor, como o câncer de mama.
Embora tenham coletado resultados positivos, os pesquisadores suecos ainda não podem confirmar que as consequências serão as mesmas nos humanos. Porém, outros estudos já alegaram que a prática de atividades físicas ajuda a prevenir o surgimento de tumores. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2016, por exemplo, alegou que correr é capaz de reduzir o aparecimento de 13 tipos de câncer em adultos.
Seja o primeiro a comentar