Brasil construirá sua primeira usina de produção de CO2 verde no Rio de Janeiro

O Grupo Urca Energia informou nesta segunda, 7, a construção de uma usina de produção de gás carbônico (CO2) verde no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa planta será a pioneira no país para produzir CO2 verde pelo aproveitamento de biometano gerado a partir de resíduos orgânicos de aterro sanitário e compõe o portfólio da Gás Verde, recém-comprada pela Urca Energia.

Serão usados na obra R$ 45 milhões, que integram o investimento total na Gás Verde de R$ 1,2 bilhão.

A Gás Verde possui uma usina de biometano em Seropédica e duas plantas de fornecimento de energia elétrica através de biogás em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, e São Gonçalo, região metropolitana do RJ. Essas duas unidades passarão a ser usinas de biometano até o ano que vem.

É esperado que a planta entre em vigor em 18 meses. Cerca de 100 toneladas de gás carbônico verde serão geradas, diariamente, representando aproximadamente 10% do consumo diário do território nacional, que soma 1,1 mil toneladas. O CO2 verde é utilizado na indústria de alimentos e bebidas em processos de gaseificação de líquidos e congelamento de alimentos. Já na metalurgia, no tratamento térmico de soldas; e no setor de saneamento, no tratamento de efluentes.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*