Equipes da Polícia Civil de todo o Brasil, estão mobilizadas para coletar denúncias, instaurar inquéritos e cumprir mandados de prisão contra pessoas acusadas de participação em crimes de violência contra mulheres.
Deflagrada nesta segunda, 7, a ação conjunta faz parte da segunda edição da chamada Operação Resguardo, que teve sua primeira edição promovida no primeiro trimestre do ano passado. A iniciativa é dirigida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem o suporte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
“Essa operação mostra o esforço do governo federal, em conjunto com as forças estaduais, em combater a violência contra a mulher. É preciso que a sociedade se conscientize que esse crime é inadmissível, denuncie e ajude as forças de segurança a prevenir e reprimir novos casos de violência”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em nota.
As polícias civis dos estados e do DF agirão sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), procurando suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro e importunação, entre outros crimes.
O Ministério da Justiça informou na primeira edição do programa, 51.551 denúncias de crimes de violência contra a mulher foram feitas. Quase 190 mil vítimas tiveram atendimento, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas acabaram presas.
Seja o primeiro a comentar