Uma pesquisa recente, divulgada pela North American Menopause Society no jornal Menopause, sugere que uma dieta baseada em alimentos ricos em soja pode diminuir em até 84% os incômodos causados pelos sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.
O ensaio foi nomeado de ‘Estudo feminino para o alívio dos sintomas vasomotores’ e durou 12 semanas, em que quase 60% das mulheres participantes relataram terem ficado totalmente livres de fogachos.
O estudo distribuiu as mulheres em dois grupos: o grupo de controle e o grupo de intervenção.
O grupo de controle continuou com seus hábitos alimentares regulares por 12 semanas, já as mulheres enviadas para o grupo de intervenção consumiram uma dieta diária com baixo teor de gordura à base de plantas, que também tinha meia xícara de soja, geralmente adicionada a uma sopa ou salada.
Os pesquisadores também monitoraram o peso corporal diário das participantes, além das ondas de calor, e registraram a frequência e a gravidade dos sintomas físicos, vasomotores, psicossociais e sexuais.
“No final do estudo, grande parte das mulheres com uma dieta rica em soja relatou que não sentia mais ondas de calor moderadas ou extremas e que sentiram melhoras expressivas em sua qualidade de vida”, disse a autora do estudo, Hana Kahleova, diretora de pesquisa clínica do Comitê de Médicos.
As participantes também disseram seu humor, sono e níveis de energia melhorarem, e até mesmo no processo de digestão e perda de peso.
Seja o primeiro a comentar