Em amistoso conturbado e polêmico, Brasil e Equador empataram em 1 a 1 no Estádio Casa Blanca, em Quito, nesta quinta, 27, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. O camisa 10 da seleção Canarinha, Neymar, ainda segue em período de recuperação, após sofrer grave lesão no tornozelo no ano passado e foi desfalque do primeiro jogo de 2022.
Logo no início do primeiro tempo, o volante Casemiro abriu o placar para o Brasil. Já aos 13 minutos, ocorreu o primeiro lance com a participação do árbitro de vídeo (VAR). O atacante Matheus Cunha foi atingido pelo pé do goleiro Domínguez, machucando o pescoço do jogador. Após revisão, o árbitro colombiano Wilmar Roldán confirmou que a falta foi fora da área e expulsou o jogador do Equador.
Porém, a vantagem brasileira de jogar com um atleta a mais durou pouco. Aos 19 minutos, o lateral-direito Emerson levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Em seguida, aos 25 minutos, o goleiro brasileiro Alisson havia sido expulso depois de atingir Enner Valencia. Mas, Wilmar Roldán anulando o cartão vermelho e deu apenas o amarelo para o arqueiro da seleção de Tite.
No início do segundo tempo, o VAR foi acionado novamente para possível lance de pênalti. Aos 12 minutos, Roldán viu um pisão do atacante Raphinha em Estupiñán dentro da área e marcou a penalidade. Só que voltou atrás depois de rever o lance no vídeo. O gol de empate do Equador saiu aos 29 minutos da etapa final com gol de Félix Torres. Além disso, o árbitro colombiano ainda conseguiu chamar o VAR pela quarta vez. Aos 45, ele marcou outro pênalti do goleiro Alisson em cima de Ayrton Preciado. E mais uma vez, anulou a decisão.
Para completar a tensão em campo diante de um jogo cheio de lances anulados e expulsões, Roldán deu acréscimo de quase 15 minutos na etapa final da partida.
O Brasil já está classificado à Copa do Catar e segue na liderança das Eliminatórias com 36 pontos. O Equador, em terceiro, com 24 pontos tem a vaga bem encaminhada para o torneio do final deste ano.
Seja o primeiro a comentar