Bebê recebe o primeiro transplante de pele do DF em 2022

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) realizou o primeiro transplante de pele deste ano. O paciente é um bebê de 11 meses que teve 40% do corpo queimado após ser vítima de um acidente doméstico. A cirurgia teve duração de duas horas e a criança já está em recuperação.

Para a realização do procedimento, foram transplantados cerca de 900 cm² de pele. O Hran é o único hospital do DF que possui uma unidade de queimados, sendo referência no atendimento aos pacientes com queimaduras.

O hospital, que está em procedimento de credenciamento como unidade realizadora de transplantes de pele, promove esse tipo de cirurgia sob permissão emergencial junto ao Ministério da Saúde. Uma vez autorizado, a equipe de transplante de pele do Hran envia o pedido ao Banco de Tecidos, que enviará o órgão.

Atualmente, o Brasil possui cinco bancos de pele, em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Ribeirão Preto (SP), que fornecem pele para todo o país. “Para esse bebê transplantado em 2022, o pedido de pele foi ao Banco de Tecidos do Rio de Janeiro. Fizemos a solicitação na terça-feira pela manhã e recebemos a pele na quarta-feira à noite”, afirma Fernando Pontes, médico pela Unidade de Queimados do Hran e responsável técnico da equipe de transplante de pele.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*