Consumo diário recomendado de vinho é benéfico à saúde mental e física

O vinho é uma das bebidas mais antigas e mais populares do mundo, estando presente na rotina alimentar de muitas pessoas. Ele é popular em países europeus e sul-americanos, como Chile e Argentina, e tem conquistado cada vez mais os brasileiros.

Além de seu sabor marcante, que muda conforme a data de produção e tipo de uva utilizada na fabricação, o vinho é conhecido por conter propriedades benéficas para o corpo e mente.

É indicado por especialistas que se consuma uma taça de vinho (200 ml) por dia para mulheres e até duas para os homens. Vale ressaltar que o consumo não moderado de álcool pode acarretar em diversos riscos para a saúde.

Protege o coração
Diversas pesquisas mundiais já concluíram que o vinho pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol.

Evita o ganho de peso
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que consumir vinho antes de dormir pode auxiliar na perda de peso durante o sono. Isso ocorre devido ao resveratrol (polifenol), presente principalmente na casca e semente da uva tinta.

Mantém a pele jovem
Um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que a bebida contém propriedades que ajudam no rejuvenescimento da pele. Através de um composto chamado flavonoide, conhecido por seu efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Reduz o diabetes
Além de auxiliar na perda de peso, o resveratrol também ajuda na diminuição dos níveis de glicemia, fazendo com que haja uma melhoria na secreção pancreática de insulina.

Diminui dores articulares
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que os polifenóis, grupo do qual o resveratrol faz parte, também possuem capacidade analgésica, principalmente em pacientes vítimas de artrite.

Diminui sintomas de depressão e ansiedade
Segundo um balanço promovido pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, o composto resveratrol também é capaz de evitar e diminuir sintomas de ansiedade e depressão.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*