Um dos equipamentos culturais mais antigos e charmosos da capital federal, a Biblioteca Pública de Brasília (BPB) terá suas portas reabertas aos moradores do DF, nesta sexta, 21, completamente reformada. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) investiu R$ 332 mil em reformas do espaço dá retorno às atividades com novas instalações.
A recuperação do Jardim de Leitura é o destaque da obra, já que ganhou uma cobertura especial com telhas termoacústicas, piso de cerâmica, revitalização do alambrado e instalação de refletores externos.
“Abrimos para a comunidade mais um lugar completamente recuperado dentro do nosso projeto Brasília, Cidade Patrimônio. Por sua história singular, essa Biblioteca Pública simboliza uma parceria bem-sucedida entre poder público e sociedade civil”, destaca Carlos Alberto Jr, secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício.
Fome de ler
A BPB está localizada nas entrequadras 312/313, tem 313 metros quadrados e foi imaginada por meio da mobilização popular após o antigo mercadinho de frutas, legumes e hortaliças ser desativado pela Sociedade de Abastecimento de Brasília.
No final da década de 1980, a população local fez um abaixo-assinado com 100 mil nomes, pedindo ao governo que transformasse o espaço vazio numa biblioteca. Assim, em 12 de março de 1990, a Biblioteca Pública de Brasília abriu as portas à leitura.
Seja o primeiro a comentar