Primeiros voos com suprimentos chegam a Tonga após erupção e tsunami

Primeiros voos com ajuda humanitária começaram a chegar nesta quinta, 20, em Tonga, logo após ter acontecido a limpeza da pista principal do aeroporto do Pacífico que estava suja das cinzas da erupção vulcânica.

A Nova Zelândia e a Austrália mandaram aviões militares com suprimentos como água, kits para abrigos temporários, geradores, material de higiene e equipamentos de comunicações.

Os donativos foram entregues de maneira que os militares não tivessem contatos com as pessoas da região, pois o governo local quer evitar que estrangeiros levem Covid-19, já que o território não teve qualquer surto de coronavírus e registrou apenas um caso desde que a pandemia começou.

O Japão também prometeu enviar ajuda de emergência a Tonga, com todos os suprimentos necessários. Dois aviões C-130 Hercules e um navio de transporte, com dois helicópteros CH-47 Chinook, devem partir hoje, segundo o Ministério da Defesa.

Representantes da ONU confirmaram que aproximadamente 84 mil pessoas foram atingidas pela erupção do vulcão. O porta-voz, Stéphane Dujarric, citou três mortes, feridos, perda de casas e água poluída.

As comunicações com Tonga ainda seguem difíceis após a erupção do último sábado, 14. Além disso, o tsunami parece ter quebrado o único cabo de fibra ótica que liga Tonga ao resto do mundo. Assim, a maioria das pessoas não conseguiu se conectar à internet ou realizar ligações para outros países, embora algumas redes telefônicas locais ainda estejam funcionando.

Um navio-patrulha da Marinha da Nova Zelândia também deverá chegar nesta quinta, com equipamento hidrográfico, mergulhadores, e também um helicóptero para ajudar na entrega de mantimentos.

Outro navio da marinha neozelandesa, com 250 mil litros de água, também já está em rota. O navio pode produzir dezenas de milhares de litros de água doce por dia, utilizando técnica de dessalinização.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*