Em dia histórico, primeira vacina brasileira contra a Covid-19 é aplicada

O primeiro estudo clínico da vacina brasileira contra a Covid-19 começou nesta quinta, 13. O imunizante será recebido por 90 voluntários com idades entre 18 e 55 anos de idade. A fase 1 do estudo selecionará a dose mais segura e o regime de dose que incita resposta imunológica durável contra o novo coronavírus.

O médico infectologista Roberto Badaró, responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento da vacina, espera que a primeira fase do teste se finalize em três meses, e que, caso obtenha êxito, o imunizante nacional seja distribuído em um ano ou pouco mais.

Já a fase 2, contará com a participação de 400 voluntários e terá como objetivo testar a eficiência da vacina; e a fase 3 é a da administração em larga escala.

Primeira aplicação
O técnico de segurança patrimonial, Wenderson Nascimento Souza, de 34 anos de idade foi o primeiro a se vacinar com o imunizante brasileiro. A aplicação da dose foi realizada pelo secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Sepef/MCTI), Marcelo Morales.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que esteve presente na cerimônia, afirmou que o dia 13 de janeiro de 2022 é um dia memorável para a ciência no Brasil e brasileiros.

Vacina
A vacina RNA MCTI CIMATEC HDT é composta por uma molécula de replicon de RNA (repRNA) e uma emulsão composta por água e um tipo especial de óleo e moléculas magnéticas, chamada de Lion, que promove a proteção da molécula do repRNA e faz o transporte até as células alvo.

O procedimento pré-clínico e clínico da vacina tem a participação dos Estados Unidos, Brasil e Índia, por meio de parceria entre as empresas HDT BioCorp. (Estados Unidos), Senai Cimatec (Brasil) e Gennova Biopharmaceuticals (Índia). No Brasil, a parceria conta com o apoio da RedeVírus e com o financiamento do MCTI.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*