A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou nesta terça, 11, a quarta previsão para a safra 2021/22 de grãos, em que estima produção de 284,4 milhões de toneladas.
Esse valor mostra crescimento de 12,5% em comparativo com a safra 2020/21, que finalizou em 32 milhões de toneladas. Porém, à terceira estimativa da Companhia para este ano havia sido de 291,1 milhões de toneladas.
A Conab alega que os fatores climáticos desfavoráveis na região Sul do país influenciaram a queda das previsões de produção da primeira safra de milho e da soja.
A soja ainda é destaque, com incremento de 3,8% na área plantada e estimativa de produção de 140,5 milhões de toneladas, representando queda de 2,3 milhões de toneladas em relação à inferência prévia.
Já para a produção da primeira safra de milho se espera 24,8 milhões de toneladas. A previsão para a produção total do ano é 112,9 milhões de toneladas.
O trigo também se destacou diante do encerramento da safra com colheita de 7,7 milhões de toneladas, valor superior ao da safra anterior, mesmo com registro de estiagens e geadas que prejudicaram o plantio.
O algodão contou com aumento de 1,5 milhão na área plantada e produção de pluma de 2,7 milhões de toneladas. O arroz teve sua área plantada diminuída e a produção está estimada em 11,38 milhões de toneladas.
O feijão também apresentou baixa, com redução de 2% na área a ser semeada na primeira safra, que aguarda produção de 988,4 mil toneladas.
FONTE: EBC
Seja o primeiro a comentar