A aplicação de doses de reforço de imunizantes contra o coronavírus para moradores de rua foi intensificada. A primeira medida intersetorial ocorreu nesta quarta, 5, com a distribuição de 55 vacinas no Centro Pop da Asa Sul, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) especializada no atendimento a esse público.
“Essa é uma ação para chegar até essas pessoas. Esse público geralmente só procura a rede de saúde quando se encontra em situação mais grave. Além disso, essas essoas também não têm informações de onde há a vacina. Aqui no Centro Pop é um espaço onde eles já buscam normalmente”, explicou o enfermeiro Rodrigo Silva, que integra a equipe do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde.
A vacinação também conta com o apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), desenvolvido pela Sedes em parceria com o Instituto Ipês, que levou pessoas em situação de rua para fazerem parte do ciclo vacinal.
A vacinação dessa população priorizou o uso do imunizante da Janssen. Grande parte dos vacinados do Centro Pop recebeu o reforço dessa vacina, entretanto há disponibilidade dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para quem já tinha iniciado o esquema vacinal com uma dessas outras vacinas.
A equipe da Secretaria de Saúde encontra dificuldades na identificação do histórico vacinal de cada cidadão atendido no Centro Pop, já que muitos não têm mais o cartão de vacina, não lembram qual imunizante receberam ou estavam sem a documentação completa.
Seja o primeiro a comentar