O Programa Mais Médicos enviou uma equipe de 23 médicos nesta segunda, 3, para prestar ajuda às vítimas das enchentes que atingem o estado da Bahia. Em entrevista à imprensa antes do embarque, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que até dia 10 o total de profissionais do programa atuando na Bahia chegará a 119. O grupo estará designado para trabalhar na atenção primária em cidades que decretaram estado de calamidade pública.
Além de Queiroga, os ministros da Cidadania, João Roma, da Mulher, e da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também viajaram para a Bahia.
O ministro da Saúde disse que os profissionais de saúde ficarão no estado pelo tempo que for preciso, podendo ter o prazo de um ano de estadia.
A ministra Damares Alves alegou que a prioridade do governo federal é garantir as vidas. Ela lembrou que na Bahia, também há a luta contra os casos de violência de gênero, o que exige participação da pasta que ela comanda.
João Roma disse que presenciou cidades completamente destruídas pela água. Roma lembrou os pedidos “desesperados” dos prefeitos que além de recursos, precisavam de pessoal para ajudar no socorro.
Boletim
O último boletim publicado neste domingo, 2, pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), indica que no estado há 32.594 desabrigados, 57.451 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.508 pessoas.
Seja o primeiro a comentar