Desde 2019, mais de 340 mil bocas de lobos passaram por algum serviço de manutenção. Para evitar transtornos no período da chuva, a limpeza e desobstrução dessas estruturas não é apenas necessária, mas essencial.
A prestação desses serviços é realizada tanto por equipes de Divisão de Manutenção de Águas Pluviais da própria Novacap, quanto por empresas terceirizadas, que também ficam responsáveis pela execução de redes e ramais de águas pluviais e recuperação do pavimento asfáltico, quando necessário. Segundo a companhia, uma média de 4 mil pedidos pelo serviço são feitos via ouvidoria anualmente.
Neste ano, a Novacap já investiu mais de R$ 11,2 milhões para atender essa demanda e , até o momento, mais de 58 mil bocas de lobo receberam manutenção de limpeza.
Dessas estruturas, foram coletadas cerca de 1,1 mil toneladas de lixo e materiais orgânicos.
Drenagem
“É uma união de fatores. A rede de drenagem de Brasília é antiga e, junto a isso, a cidade cresceu e impermeabilizou, e hoje em dia o sistema está obsoleto, não suporta a quantidade de água que é captada”, esclarece o chefe da Divisão de Manutenção da Novacap, Lânio Trida Sene.
Porém, sem as ações de prevenção e emergência de limpeza, as consequências seriam mais graves, pois a drenagem seria ainda mais lenta.
Seja o primeiro a comentar