A última semana deste ano apresenta uma melhoria nos níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas de todo o país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O boletim mensal do órgão, no período de 25 a 31 de dezembro, mostra que o volume de água aumentará em todos os quatro subsistemas: Norte, Sul, Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, onde deve ser registrado o maior volume, com os reservatórios em 50% da sua capacidade, por causa das precipitações acima da média na bacia do Rio São Francisco.
“Há previsão da ocorrência de chuvas acima da média semanal para as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco e Parnaíba. As outras bacias de interesse do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentam previsão de precipitação abaixo da média semanal”, disse o ONS.
Assim, as possíveis chuvas para a bacia do Rio Madeira devem ajudar para que o subsistema da Região Norte alcance 47,8% da capacidade. No Sul, as projeções indicam que o nível chegará a 41,1%, e, no Sudeste/Centro-Oeste, a 24,9%.
O Operador espera que os reservatórios terminem 2021 com um volume maior que o registrado no ano passado, quando os subsistemas Nordeste, Norte, Sul e Sudeste/Centro-Oeste encerraram o ano, respectivamente, com 46,1%, 28,1%, 27,5% e 18,67%, de energia armazenada nas usinas.
Seja o primeiro a comentar