Gabriel Boric, ex-líder estudantil ganhou neste domingo, 19, as eleições no Chile. O resultado foi publicado somente uma hora depois do término das votações, por meio de um boletim da autoridade eleitoral chilena.
A agência internacional de notícias Reuters relata que Boric teve 54,72% dos votos válidos, contra 45,28% do adversário, José Antonio Kast, representante da coligação dos partidos de direita do país. A eleição entre os dois candidatos foi acirrada.
Desde o início da manhã, os cidadãos se reuniram em seções eleitorais em todo o Chile para nomear o novo presidente do país, após dois anos que uma convulsão social permitiu estabelecer a construção de uma nova Constituição.
Boric e Kast receberam críticas de especialistas devido a medidas inatingíveis que ambos divulgaram nos programas iniciais. Gabriel Boric solicitou o fim de políticas liberais e mais arrecadação de impostos, enquanto José Antonio Kast, que defende piamente o livre mercado, sugeriu uma intensa baixa redução no tamanho do Estado e cortes nos impostos.
A separação quase equiparada do Congresso entre as forças de esquerda e de direita, trouxe tranquilidade aos mercados após o primeiro turno. Assim, nenhum dos candidatos poderia realizar propostas demasiadamente radicais.
Seja o primeiro a comentar