Ainda pouco conhecido no Brasil, o chá de rooibos é uma bebida que contém inúmeras propriedades benéficas à saúde. Tem origem na África do Sul e é uma opção saborosa para quem não pode consumir cafeína. Esse chá tem uma alta concentração de nutrientes essenciais para nosso organismo, como vitamina C, cálcio e ferro.
As folhas usadas na bebida, que são inicialmente verdes e lembram o alecrim, vêm de um arbusto típico do continente africano. Quando passam pelo processo de desidratação e oxidação, elas ficam vermelho-escuras, gerando também uma coloração avermelhada à bebida.
Os sul-africanos tomam o rooibos assim como os chineses tomam chá verde e os ingleses chá preto, já que é uma tradição milenar recheada de história. Mas, vale ressaltar que o rooibos não é propriamente um chá.
Embora em muitos lugares possam oferecer a bebida como sendo um chá vermelho sem teína, ele não é feito a partir das folhas da Cammelia sinensis que é a planta das quais os verdadeiros chás se originam. Portanto, ele é de fato uma infusão.
A infusão de rooibos tem um sabor naturalmente adocicado, que combina com diversos blends e dispensa o uso de qualquer tipo de adoçante.
Outro ponto de destaque do rooibos é que ele também é livre de cafeína, podendo ser tomado em qualquer período e por qualquer pessoa. Além disso, ele é rico em antioxidantes, ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio e vitaminas A, C e E.
Seja o primeiro a comentar