Gua Sha é uma técnica que foi criada há milhares de anos e voltou a ganhar popularidade nos últimos tempos.
“Gua Sha é uma técnica milenar chinesa em que uma pedra é friccionada contra a pele com o intuito de aumentar a circulação nos tecidos. A palavra ‘Gua’ significa escoriar e ‘Sha’ significa areia ou pele de tubarão, sendo a sensação que fica na pele após o ‘Gua'”, explica Renato Pazzini, dermatologista dos Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.
Para que serve?
Segundo o médico, originalmente a técnica era usada pelos chineses para purificar o corpo. “Por meio da fricção, há um aumento da circulação local que gera uma ‘limpeza’ dos tecidos. Há ainda benefícios cientificamente comprovados para o alívio de dores musculares”, conta Renato.
Os distintos tipos de pedras se adaptam aos diversos formatos de rosto, permitindo que seja feita uma massagem precisa na região.
Os movimentos realizados durante a técnica também interferem no efeito desejado. Quando passada pela região interna do rosto para a externa, a pedra realiza uma drenagem linfática, tonificando a pele.
Benefícios
O uso indevido do Gua Sha pode machucar a pele. Além disso, o processo deve ser realizado somente uma vez na semana devido ao risco de perda da proteção natural que a pele possui.
“A técnica deve ser praticada com cautela em pessoas com pele mais sensível (como os portadores de rosácea) ou em quem tem com acne ativa, pelo risco de lesionar e ficar com cicatrizes.”, diz Renato Pazzini.
Seja o primeiro a comentar