Após registrar alta no início da sexta, 17, o dólar amenizou o ritmo e fechou praticamente estável. A bolsa de valores caiu sob intervenção do mercado externo, depois de dois dias consecutivos de alta.
O dólar comercial finalizou o dia sendo vendido a R$ 5,685, com alta de apenas 0,1%. A divisa elevou o valor para R$ 5,71 no ápice do dia, por volta das 10h, porém desacelerou conforme o aproveitamento de exportadores em relação à cotação vantajosa para venderem dólares.
A moeda fechou a semana com alta de 1,26%. A divisa acumula alta de 0,87% em dezembro e de 9,56% em 2021. O Banco Central (BC) desta vez não interveio no câmbio desta sexta, 17.
Já dentro das ações, ocorreram diversos ajustes. Depois de duas altas seguidas, o índice Ibovespa, da B3, fechou esta sexta aos 107.201 pontos, com recuo de 1,04%. Na semana, o indicador teve queda de 0,52%, encerrando uma sequência de duas semanas de ganhos.
O primeiro fator que afetou a bolsa de valores foi a decisão de alguns bancos centrais de elevarem seus juros, como no Reino Unido, e as repercussões da reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) desta semana, onde a autoridade monetária estadunidense afirmou a intenção de aumentar os juros básicos três vezes em 2022. O segundo, foi o prazo de validade de contratos de opções, que puxou para baixo as ações mais negociadas.
Seja o primeiro a comentar