O supertufão Rai, que equivale a um furacão de categoria 5 no Oceano Atlântico, alcançou as Filipinas nesta quinta, 16, e cerca de 198 mil pessoas já foram realocadas. Segundo a Cruz Vermelha do país essa é uma das tempestades mais intensas do mundo neste ano.
A Agência Meteorológica das Filipinas afirmou que o tornado atingiu a costa da ilha de Siargao às 13h30 locais, com ventos de 195 quilômetros por hora (km/h), antes de se aproximar da ilha, e registrou ventos que atingem 240 km/h.
Oito locais nos grupos de ilhas central e sul estão no mais alto nível do protocolo de preparação e resposta a emergências.
Golpe amargo
Grande parte dos ciclones tropicais no Oceano Pacífico acontece entre os meses de julho e outubro. Já o tornado Rai veio em época particularmente tardia.
É previsto que o supertufão passe pelas ilhas de Mindanao e Palawan. Além disso, também é esperado que chegue ao Mar do Sul da China no sábado, 18, na direção do Vietnã.
“O povo filipino é resiliente, porém este supertufão foi um golpe doído para milhões de pessoas que ainda tentam se reerguer de outras tempestades devastadoras, inundações e do coronavírus.”, afirmou Richard Gordon, presidente da Cruz Vermelha filipina.
Seja o primeiro a comentar