A campanha de vacinação contra o vírus Influenza começou no mês abril para alguns grupos específicos. O Ministério da Saúde orientou, desde julho, que o imunizante fosse distribuído para toda a população, exceto crianças menores de seis meses que não podem receber esse imunobiológico.
O Distrito Federal recebeu cerca de 1,1 milhão de vacinas contra a gripe e ainda vai disponibilizar aproximadamente 50 mil doses, já que não alcançou a meta preconizada de 90% de vacinação dos grupos prioritários, como crianças, gestantes, mulheres em resguardo, idosos e pessoas com comorbidades, mesmo com a ampliação da vacina.
“A campanha da Influenza ocorreu simultaneamente com a da vacinação contra a covid-19 e percebemos que muitas pessoas tiveram medo de receber os dois imunizantes. Mas, as duas vacinas podem ser aplicadas inclusive no mesmo dia, segundo orientações do Ministério da Saúde.”, explica Renata Brandão, gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde (SES).
Este ano, somente um caso de influenza AH3N2 foi registrado no DF. O paciente, do sexo masculino, mora em Brasília, mas foi contaminado em São Paulo.
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está ligado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e o número de casos intensifica entre as estações climáticas mais frias. O imunizante concedido na rede pública garante proteção contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.
Seja o primeiro a comentar