O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) iniciou nesta quinta, 16, a Operação Boas Festas para aumentar a fiscalização destinada a coibir condutores que dirigem embriagados.
De 16 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022, o Detran-DF fará 320 ações fiscais. Diariamente, serão realizadas dez operações distribuídas em blitzes e patrulhamento com a abordagem. Os agentes de trânsito vão agir principalmente nas proximidades de quadras comerciais, bares, restaurantes, setores de clubes, eventos e shows.
Glauber Peixoto, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, garantiu que as fiscalizações vão ocorrer tanto no período da noite quanto ao longo do dia.
“Nosso objetivo, antes de tudo, é fazer com que as pessoas tenham consciência do quão fatal pode ser misturar a bebida com o ato de dirigir.”, afirma Glauber Peixoto.
Penalidade
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aplica uma multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, caso o cidadão cometa essa infração gravíssima. Se houver a reincidência da infração no período de até 12 meses, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Os motoristas que se recusarem a realizar o teste do etilômetro, também terão as mesmas penalidades.
O teste que apresentar concentração igual ou superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar terá sua conduta considerada crime. O motorista ficará recluso de seis meses a três anos, além de arcar com multa e suspensão da CNH ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Seja o primeiro a comentar