A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou nesta quinta, 16, que crianças com idade de 5 a 11 anos possam receber o imunizante fornecido pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a Covid-19. A primeira solicitação para possível vacinação em crianças foi feita em novembro.
“As evidências científicas disponíveis nos permitiram concluir que a vacina Pfizer-BioNTech, quando realizada em duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode apresentar eficácia na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Gustavo Mendes, gerente Geral de Medicamentos da Anvisa.
O gerente afirmou que a avaliação para implementação da vacina nesse público contou com a participação de diversos especialistas tanto da Anvisa como de outras entidades. Além disso, Mendes alega que o imunizante também mostrou desempenho satisfatório contra a variante Delta.
A gerente-geral de Monitoramento, Suzie Marie, ressalta que não há comprovação acerca da coadministração com outras vacinas e que, diante disto, o uso de distintas vacinas não é indicado.
A dose da vacina para crianças não é equivalente àquela utilizada em pessoas a partir de 12 anos. Os frascos serão diferenciados pelas cores para não ocorrer erros na aplicação.
Seja o primeiro a comentar