A osteoporose é uma doença que deixa os ossos frágeis e porosos, alcançando, geralmente, mulheres acima dos 45 anos, porém também adultos a partir do final da adolescência e até mesmo gestantes.
A doença é caracterizada por um desequilíbrio na produção e destruição das células ósseas, e também por outros fatores, como uso de fármacos e condições hormonais. Conforme a doença progride, é intensificado o risco de fraturas, especialmente do quadril, costela e colo do fêmur, mesmo ao realizar atividades rotineiras, como ficar em pé ou caminhar.
A realização de práticas físicas que buscam o fortalecimento dos ossos, ajudando a melhorar o desempenho e funcionamento do corpo, pode ser uma grande aliada na profilaxia contra a osteoporose.
O pilates é um exemplo de atividade para essa finalidade, pois a técnica oferece exercícios variados e respeita as particularidades de cada pessoa: não há desgaste físico e nem estímulo à fadiga.
Na execução dos exercícios, os ossos são submetidos à carga mecânica, beneficiando a força muscular, a concentração e a coordenação, fatores que ajudam a prevenir quedas e, consequentemente, risco de fraturas, além disso, também promove melhorias no alinhamento postural, evitando padrões de movimentos incorretos e prevenindo a incidência de lesões.
Seja o primeiro a comentar