Os altos níveis de poluição encontrados nas cidades são bastante comuns nessas regiões e prejudiciais para o corpo, incluindo a pele.
A partir do contato com partículas oxidantes presentes no ar poluído, ocorre uma espécie de inflamação crônica nas células da pele. A longo prazo, é provocado o envelhecimento precoce, caracterizado pelo aumento de flacidez, rugas e manchas.
Além disso, lidar com estresse e passar muito tempo sob a luz artificial também são fatores presentes na vida urbana e têm impactos negativos na pele. O primeiro deles pode provocar acne, já o segundo está relacionado ao aparecimento de manchas devido ao uso exagerado de aparelhos eletrônicos.
Evite os efeitos nocivos
Uma das principais recomendações é lavar o rosto de manhã e à noite com sabonete próprio para este fim. Para que a remoção de impurezas seja ainda mais eficaz no fim do dia, pode-se usar um demaquilante ou uma loção de limpeza antes do sabonete.
O uso de protetor solar, que deve ser reaplicado a cada 3 horas, é outro hábito capaz de evitar o envelhecimento precoce. Os mais modernos possuem antioxidantes, como as vitaminas C e E, que diminuem as inflamações provocadas nas células por fatores externos.
A hidratação também não pode ser deixada de lado, devendo ser feita com um hidratante específico para o nível de oleosidade da região.
Outro fator importante é seguir uma alimentação balanceada. Beber cerca de dois a três litros de água por dia ajuda a manter a pele saudável, assim como comer uma grande variedade de frutas, verduras, legumes e priorizar a carne branca.
Já que a pele é o maior órgão do corpo humano e age como um escudo contra a entrada de microrganismos, bactérias, fungos e muitas outras doenças, é necessário manter uma rotina de cuidados para que ela realize sua função eficientemente.
Seja o primeiro a comentar