O açaí é um alimento que muitos brasileiros amam comer, mas além do gosto, vale ressaltar que ele é rico em fenólicos que atuam no organismo do ser humano como, por exemplo, potentes antioxidantes. De acordo com Dani Borges, ex-atleta, nutricionista e educadora física, o açaí é uma das frutas com maior valor de ORAC (Capacidade de Absorção dos Radicais Oxidantes). “Quanto maior o valor do ORAC, maior é o poder em neutralizar os radicais livres e maior o seu potencial antioxidante”, explica a profissional.
Como o fruto é rico em vitamina A, D, E, C, K e vitaminas do complexo B, ele fornece uma boa quantidade de ferro, potássio, zinco, ácidos graxos essenciais e minerais como manganês, magnésio, cálcio e cromo, que também são antioxidantes.
O açaí é um potente aliado contra gripes e resfriados, isso porque tem a ação de auxiliar na melhora do sistema imunológico. “Isso acontece pela falta de vitaminas e principalmente da vitamina D e dos antioxidantes que ajudam a proteger o nosso organismo e a fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando a capacidade do nosso corpo de combater infecções por fungos, bactérias e vírus”, explica a nutricionista.
Segundo Dani, nesse frio com a virada de tempo, sobretudo com a pandemia da Covid-19, é indispensável as pessoas fortalecerem ainda mais a sua imunidade.
“Ao contrário do que muitos pensam, o açaí não é um alimento tão calórico, ele possui apenas 60kcal em cada 100g. Agora, o que faz o alimento ficar calórico são os incrementos, como xarope de Guaraná, leite integral, mel e outros ingredientes açucarados”, conclui.
Seja o primeiro a comentar