No Brasil, já são cerca de 11 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19. No Distrito Federal, esse número ultrapassa a marca de 300 mil pacientes. Com o objetivo de prestar assistência nutricional aos recuperados, estudantes do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera da Brasília, Pistão Sul, estão oferecendo atendimento gratuito na instituição. As consultas são presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança, e também há opção na modalidade on-line.
O coordenador do Núcleo de Prática de Nutrição, Plinio Júnior, esclarece que o atendimento, feito sob supervisão dos professores, pode ser realizado tanto para pacientes com infecção mais grave, em que houve necessidade de internação, ou para os casos considerados leves. “É necessário enfatizar a importância do acompanhamento pós-covid para reabilitação do paciente, pois, por se tratar de uma doença relativamente nova ainda estão sendo feitos estudos e pesquisas para entender as sequelas após a infecção”, pontua.
De acordo com o professor, pessoas que tiveram covid-19 podem apresentar sintomas variados, e entre os mais comuns estão a perda ou redução do olfato e paladar. “Essas manifestações podem parecer inofensivas, mas são prejudiciais à saúde. Uma pessoa com dificuldade de sentir cheiro e sabor pode ingerir um alimento estragado sem perceber. Já encontraram relatos também de pacientes que passam por processo de desnutrição pois não sentem mais fome com os sentidos alterados”, alerta.
O tratamento oferecido pelo Núcleo tem início na avaliação nutricional, seguido da elaboração do plano alimentar, em que são considerados as necessidades e os hábitos dos pacientes. “Baseado na análise das condições nutricionais do indivíduo, é recomendável a prescrição de alimentos que fortaleçam a imunidade, para promoção a saúde integral. Ainda há uma atenção na prevenção de outras doenças, tais como obesidade e hipertensão arterial, que são agravantes na infecção de covid-19”, informa o especialista. A clínica-escola também atende pessoas que não tiveram contato com a doença, sem distinção de idade.
Serviço – O agendamento gratuito pode ser feito pelos telefones:
Presencial: 61 3353-7932 | On-line: 61 99869-5666 (o contato deve ser feito por whatsapp)
O atendimento presencial é feito no endereço QS 01, Rua 212 – Lotes 11, 13 E 15, s/n, Águas Claras, Taguatinga-DF.
Seja o primeiro a comentar